Dois trabalhos, de autoria de alunos e professor da Engenharia Elétrica, são publicados em congressos

Os estudantes do 10º Período do curso de Engenharia Elétrico do IFMG - Campus Formiga, Carlos Antônio Rufino Júnior e Vanessa dos Santos Sousa, sob a orientação do professor Ricardo Carrasco Carpio, tiveram dois trabalhos aceitos em congressos, ambos produzidos em inglês.

Os trabalhos são intitulados: “Determination of the efficiency of the calcination process through the chemical composition of the limestone of a midwestern mining industry” e “Software for calculating of combustion gas flow and mixture optimization”. O primeiro foi aprovado para a International Congress of Mechanical Engineering (COBEM – 2015), a ser realizada no Rio de Janeiro de 06 a 11 de dezembro de 2015. O segundo trabalho foi aprovado para a XXXVI Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE – 2015), realizada de 22 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro. Dentre 559 trabalhos aceitos, este fez parte dos 56 selecionados para apresentação oral, que foi feita pelo aluno Carlos Antônio Rufino Júnior no dia 25 de Novembro de 2015. Este trabalho também fará parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Os alunos destacam a importância de ter docentes qualificados e dispostos a desenvolver pesquisa. "Este trabalho é resultado de um projeto de pesquisa com duração de dois anos, desenvolvido em parceria com uma empresa de cal, no qual a orientação do professor Ricardo Carrasco Carpio, foi fundamental para o sucesso deste trabalho", destaca o estudante Carlos Antônio Rufino Júnior.

Além destes dois trabalhos publicados em congressos, os alunos ainda publicaram um artigo na revista científica do Campus Formiga, ForScience.