Artigo produzido por professor, alunas e ex-aluna do Campus é publicado em periódico com qualificação A2

O artigo produzido pelas alunas Thais de Oliveira Duque e Hoyama dos Santos, e pela ex-aluna Fernanda Souza de Paula, orientado pelo professor Niltom Vieira Júnior foi publicado na "Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências" da USP, um periódico avaliado pela CAPES com nota Qualis A2 nos estratos educação e ensino, lembrando que o sistema qualis de avaliação existente para revistas científicas segue a seguinte ordem de importância (do maior para o menor): A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5, C e "sem qualis".

O trabalho foi intitulado “Falhas nas avaliações tradicionais em diversos níveis de escolaridade: um estudo envolvendo tópicos de matemática financeira através de níveis e subníveis de modelos mentais”.

De acordo com o professor Niltom, a investigação iniciou-se como um trabalho da disciplina Psicologia da Educação lecionada por ele. Posteriormente foi ampliada para iniciação científica e agora seus resultados foram divulgados na forma de artigo. Seu objetivo foi modelar o desenvolvimento cognitivo dos alunos durante o estudo da Matemática - em uma amostra de quase 100 estudantes de variadas idades - e, então, comparar estes modelos com métodos tradicionais de avaliação apontando possíveis divergências na mensuração da aprendizagem.

O professor destacou que devido à excelente qualificação do periódico, a publicação possui enorme representatividade por se tratar de uma pesquisa desenvolvida por alunos ainda na graduação, ressaltando que o processo de avaliação do trabalho pela Revista durou um ano e meio, por isso uma das autoras acabou concluindo a graduação antes da publicação do artigo.

O texto na íntegra pode ser encontrado em: http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/view/747/435.