Lições de vida e aprendizagem marcaram palestra no curso de Matemática

No dia 18 de novembro os alunos do curso de Licenciatura em Matemática vivenciaram momentos de importantes discussões sobre o processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Trata-se de uma atividade da disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV ministrada pelos professores Mônica Lana da Paz e Nícias José de Carvalho, que foi estendida a todos os alunos do curso.

Palestra Down Matemática

A professora Rosangela Maciel de Souza Moreira, de Belo Horizonte, esteve no IFMG campus Formiga para ministrar a palestra “O processo de ensino-aprendizagem de alunos com Síndrome de Down” juntamente com a professora Aline Rodrigues Alves. A professora Rosangela tem mais de 30 anos de experiência profissional e atuou nas redes de ensino particular de Belo Horizonte e

Municipal de Contagem. Aline é professora do IFMG - campus Formiga onde também é coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE).

A palestra contou com a participação de Samuel de Souza Moreira que possui Síndrome de Down e é filho da professora Rosangela. Ele narrou parte de sua história de vida, que foi representativa para os futuros professores de Matemática. As professoras narraram suas experiências profissionais e práticas cotidianas nas relações familiares que vivenciam com as pessoas com Síndrome de Down.

Segundo a professora Mônica, o evento superou as expectativas, à medida que representou, não só um momento de aprendizagem para a prática profissional, mas também, trouxe mensagens de lições de vida.

A palestra emocionou a plateia que, manifestou para professora Mônica, o contentamento com a atividade realizada. A aluna Polyana do 4º período do curso de Licenciatura em Matemática agradeceu: “obrigada por nos proporcionarem um momento como o de ontem, foi muito importante e lindo”. Naiara, aluna do 4º período também mostrou seu entusiasmo: “parabéns pela iniciativa Mônica, que coisa mais linda que nos foi passado... que lição de vida. Nossa, estou emocionada com tamanha experiência”!

Palestra Down Matemática 01

Palestra Down Matemática 02